D. NELSON CELEBRA JUBILEU EPISCOPAL NO SANTUÁRIO DE ALBERTINA


(24/07/2016) Nesta manhã, no Santuário Diocesano da Bem-Aventurada Albertina, em Imaruí/SC, D. Nelson Westrupp presidiu a Missa de Ação de Graças pelos seus 25 anos de ordenação episcopal. Quis vivenciar o momento especial de seu ministério juntamente com amigos e parentes em seu torrão natal. 

Alegre, a comunidade se fez presente, juntamente com inúmeros romeiros da Virgem e Mártir Albertina, de quem o Bispo é parente e conhecido devoto. Também outros sacerdotes confrades e Bispos estiveram em São Luiz. 

D. João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Tubarão, acolheu e saudou D. Nelson (Bispo Emérito de Santo André/SP), D. Pedro Carlos Cipollini (atual Bispo daquela Diocese) e D. Wilson Tadeu Jönck (Arcebispo de Florianópolis). O Bispo jubilar saiu muito cedo de junto de sua família correndo atrás de seus sonhos: ser religioso padre! Foi acolhido na Congregação do Venerável Pe. João Leão Gustavo Dehon, onde se tornou sacerdote e prestou relevantes serviços à sua família religiosa. 

Nossa Paróquia de Vargem do Cedro homenageia este seu ilustre filho e roga a Deus que continue semeando as sementes do Reino por onde caminhar! Parabéns, D. Nelson!

Mais sobre D. Nelson, segundo o site de sua Diocese (www.diocesesa.org.br):
Dom Nelson Westrupp, SCJ nasceu em 11 de setembro de 1939 no Distrito de São Luiz – Município de Imaruí – Santa Catarina. É filho de Apolonio Westrupp e Leonila Berkenbrock, ambos falecidos.
Ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em 1951, onde professou os votos religiosos em 02 de fevereiro de 1959. Ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, exerceu na Congregação diversos ofícios: reitor e formador no seminário de Brusque-SC; professor no Brasil e em Roma. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Roma. Foi conselheiro geral de sua congregação, assumindo diversas funções de governo.
Eleito segundo bispo da diocese de São José dos Campos pelo Papa João Paulo II em 11 de maio de 1991, foi ordenado em 20 de julho do mesmo ano, em São José dos Campos, tendo como ordenantes Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico no Brasil à época, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido, Arcebispo de Aparecida (falecido) e Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, atualmente Cardeal Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro. Escolheu como lema para o seu ministério episcopal o trecho do Evangelho segundo João: “Sem mim nada podeis” (Jo 15,5).
Na diocese de São José dos Campos exerceu um grande ministério pastoral, animando as comunidades, criando novas paróquias, promovendo as vocações sacerdotais e diaconais, trabalhando pela organização administrativa e pastoral da diocese, adquirindo a Rádio Mensagem e formando o laicato.
Nomeado quarto bispo da diocese de Santo André em 01 de outubro de 2003, sucedendo ao saudoso Dom Décio Pereira, tomou posse de seu ofício em 29 de novembro de 2003, em Solene Celebração Eucarística celebrada na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Em nossa diocese, Dom Nelson atuou para a realização das assembleias diocesanas de pastoral, que resultaram em três planos de pastoral, animando as comunidades para a pastoral de conjunto; criou 11 novas paróquias e elevou duas à dignidade de santuários diocesanos; criou o santuário na Sede Nacional da Milícia da Imaculada; ordenou 29 presbíteros diocesanos e 28 diáconos permanentes. Um marco do trabalho de Dom Nelson foi a construção do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, localizado na Praça do Carmo, inaugurado em 30 de novembro de 2012.
Ao ter completado 75 anos de idade, Dom Nelson solicitou ao Papa Francisco, conforme prevê o Código de Direito Canônico, a renúncia ao governo pastoral da diocese por limite de idade. Hoje, com a publicação da nomeação de Dom Pedro Carlos Cipollini, Dom Nelson torna-se bispo emérito de nossa querida Igreja Particular.

Agradecemos toda a dedicação e determinação de Dom Nelson na condução de nosso povo. Rendemos graças a Deus pela sua vida e doação e asseguramos as nossas orações.

Postar um comentário

0 Comentários