UM CORAÇÃO MISERICORDIOSO




Desde criança, juntamente com as primeiras orações, descobri as tais jaculatórias. Eu gostava delas porque eram curtas, davam ritmo às orações e continham certa melodia. “Jesus, Amigo das crianças, abençoai as crianças do mundo inteiro!”; “Nossa Senhora da Saúde, dai saúde aos doentes!”; “São Cristóvão, protegei os motoristas!”; “Graças e louvores se dêem a todo momento...!”; “Enviai, Senhor, operários à Vossa messe...!”; “Nós Vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e Vos bendizemos...!”

Entre tantas outras, tínhamos aquelas jaculatórias ao Coração de Jesus: “Sagrado Coração de Jesus, modelo do Coração Sacerdotal, santificai os sacerdotes!”; “Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!” e “Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!”

Essas pequenas orações contêm teologia e devoção popular. E, assim, desde cedo, fomos descobrindo que “conversar” com Deus não é coisa difícil. De fato, a iniciativa de encontrar-se com Deus não partiu do desejo do coração humano. Pelo contrário, foi pura e absoluta vontade do Criador. Ao procurar as criaturas – que criou “à sua imagem e semelhança” – quis revelar-lhes seu coração, seus propósitos, seus sonhos... abrindo seu coração divino. Nem sempre foi fácil aos homens compreenderem a profundidade deste Amor; e quantas vezes a humanidade não correspondeu a este Coração apaixonado e zeloso do Pai!

A Bíblia, toda ela, está repleta de negativas do homem ao projeto de Deus. E, também, das consequências para a vida pessoal, para a comunidade e para toda a Criação “que geme e chora como em dores de parto”! Por outro lado, a misericórdia de Deus sempre O moveu na direção da acolhida do homem para restaurá-lo, recriá-lo, amá-lo! Esse movimento, que acontece através do Espírito Santo, é ininterrupto.
Agora, nos encontramos no limiar de um novo Ano Santo, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia! E o seu início se dará no dia 08 de dezembro vindouro, na festa da Imaculada Conceição! Sim, sensível aos impulsos do Espírito, o Papa Francisco nos convida a mergulharmos na intimidade do coração de Deus, um coração misericordioso.
Vivemos numa sociedade que não sabe mais ser misericordiosa. Os corações estão se fechando, e este processo desemboca na morte do amor, do altruísmo, da oblação. Com medo de tudo, dos outros e de si mesmos, tais corações enveredam por um processo suicida, pois somente o Amor pode dar sentido à nossa existência. É o Amor que nos leva a cultivarmos relações sadias que promovem confiança, solidariedade e felicidade!

Neste mês do Coração de Jesus, deixemos que a Misericórdia divina tome conta de nossa vida. Sejamos misericordiosos também! Com certeza, muita gente, então, fará a experiência de sentir-se amada e acolhida por Deus, através dos nossos gestos de amor!

Aquelas jaculatórias que a gente aprendeu desde criança ainda permanecem ecoando em nossa dinâmica mental. E com o salmista, podemos recitar-rezar “Eterna é a Sua misericórdia” (Salmo 136). Ou aquela jaculatória que evoca o oferecimento que Jesus Cristo fez de Si mesmo, visando alcançar a misericórdia do Pai para nós: “Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!” Sim, “porque eterna é a Sua misericórdia”!


Pe. Auricélio Costa

Postar um comentário

0 Comentários