PADRES DA DIOCESE DE TUBARÃO SE REÚNEM NA CEDA



(28/04/15) O clero da Diocese de Tubarão esteve reunido nesta manha juntamente com o seu Bispo, D. João Francisco Salm. A agenda extensa ocupou reflexões e partilhas durante toda a manhã. 

O Bispo, que recentemente esteve participando da Assembleia dos Bispos do Brasil em Aparecida, São Paulo, partilhou os principais temas lá abordados. Comentou a resposta positiva e fraterna dos Bispos ao Papa sobre a Bula Misericordia Vultus

Contou que trataram do Documento 100, sobre a “conversão pastoral das paróquias”; e que há uma grande preocupação do episcopado sobre a evangelização na Amazônia e sobre as iniciativas já tomadas. Trataram do novo Documento de Estudo sobre o laicado e fizeram análise de conjuntura social com a palestra do ex-Ministro da República Sr. Rubens Ricúpero. 

Comunicou que a CNBB preparou um material muito bom para a Pastoral do Dízimo. Disse que gostou muito da Celebração Ecumênica que marcou o encerramento dos festejos do Cinquentenário do Concílio Vaticano II, bem como as demais celebrações no Santuário. A perseguição dos cristãos em vários lugares do mundo foi tratada na Assembleia dos Bispos. E que será realizada uma Pesquisa Nacional com os presbíteros para se ter um maior conhecimento da vida dos nossos padres. 

Por fim, nosso Bispo João apresentou uma possibilidade de a nossa Diocese fazer parte do roteiro da Peregrinação Nacional da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento visa comemorar os 300 anos da “aparição” nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo. Os padres acharam muito boa a ideia e, em 2016, iremos receber visita tão significativa. 

No segundo momento da reunião, tratou-se da construção do Lar Sacerdotal, ao lado da Residência Episcopal. A Equipe Encarregada apresentou o projeto da Casa, que foi unanimemente aprovado. Também se encaminhou a proposta de adequação do Seminário Diocesano dentro do atual contexto formativo.

Postar um comentário

0 Comentários