QUEM SÃO ESSES JOVENS PROPEDÊUTAS QUE ESTIVERAM EM VARGEM DO CEDRO?



Nos últimos dias 26, 27 e 28 de março/15, alguns seminaristas realizaram seu Retiro Espiritual em nossa comunidade da matriz, sob a orientação do Pe. Auricélio. Quem são esses rapazes? Antes de tudo é bom saber que o itinerário formativo dos futuros presbíteros da Igreja é constituído de várias etapas. 

Terminado o Ensino Médio Escolar, os jovens vocacionados ingressam na etapa chamada Propedêutico, na qual deverão fazer um maior discernimento vocacional, antes de solicitarem o ingresso do Seminário Maior, onde cursarão Filosofia e Teologia. Os propedêutas são levados a cultivar as várias dimensões formativas do ser humano, que podem ser resumidas num conjunto de cinco letras: C-P-T-E-O. Isto é: Convivência, Pastoral, Trabalho, Estudo e Oração. 

Atualmente nossa Diocese de Tubarão possui cinco jovens propedêutas. Eles residem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, juntamente com mais dois seminaristas menores (que estudam no Ensino Médio). Dois padres formadores se dividem no acompanhamento destes jovens. E contam, ainda, com o apoio de um Diretor Espiritual e outros professores leigos voluntários. 

Os seminaristas propedêutas têm anseios e vivências comuns a todos os outros jovens de sua idade: brincam, buscam dar conta de seus compromissos, fazem projetos de vida, convivem com seus familiares, frequentam suas comunidades, se divertem no shopping-center, praticam esportes, navegam nas redes virtuais, escutam música... 

O diferencial é que se sentem chamados intimamente para uma missão religiosa: consagrar a vida ao serviço da evangelização em vista da construção do Reino de Deus. E tomaram a decisão de buscar discernir (clarear, compreender, confirmar) este sentimento, que chamam de vocação. Por isso, deixaram a casa de seus pais e vieram formar uma nova comunidade no Seminário. 

O modelo que buscam seguir é Jesus Cristo, de Quem se sentem amigos íntimos! Trata-se de uma grande aventura própria de quem se sente muito amado e deseja amar a todas as pessoas como resposta de amor! 

O Propedêutico costuma durar um ano. Nós podemos auxiliar os jovens vocacionados com nosso apoio, nossa oração e nosso testemunho de fé. O auxílio material pode também ser necessário e sempre é bem-vindo! Que o Senhor mande muitos operários para a Messe!

Postar um comentário

0 Comentários