PROCISSÕES MARCAM A NOITE DE SEXTA-FEIRA SANTA NA VACEDA




(03/04/2015) Como já vem acontecendo há alguns anos em Vargem do Cedro (Vaceda), nesta Sexta-feira Santa, as mulheres do lugar se concentraram na matriz São Sebastião para a Procissão com a imagem da Senhora das Dores. 

A imagem foi colocada num andor, enfeitado apenas com umas poucas flores, como o costume. Junto ao andor, algumas senhoras dirigiam cânticos e orações, e eram acompanhadas por uma centena de senhoras, jovens e meninas. Nas imediações do Fluss Haus se concentraram os homens do bairro. Eles carregavam velas e a Cruz do Senhor Morto. 

O Pe. Auricélio e outros senhores dirigiam músicas e orações próprias. Senhores, jovens e meninos acompanhavam fervorosamente o cortejo. As duas procissões se encontraram na altura da rua que leva para o Cemitério de São Sebastião. Ali houve um momento de orações e uma breve reflexão. 

A grande procissão, agora, seguiu até o interior do Campo Santo, onde as imagens foram depositadas, na capela de Nossa Senhora da Piedade. Os fieis se espalharam pelas sepulturas, carregando suas velas acesas. 

Dali da capela o pároco proferiu o Sermão da Soledade. Cantou-se e rezou-se mais um pouco até que o povo foi despedido para suas casas. Em silêncio as pessoas visitaram os jazigos de seus familiares e, certos da vitória do Senhor, retornaram para suas casas.

Postar um comentário

0 Comentários