MACACOS BUGIOS BRINCAM NAS ÁRVORES DA GRUTA

Nos fundos da igreja matriz de Vargem do Cedro (SC) existem algumas construções e uma Gruta em homenagem a Nossa Sra. de Lourdes. E também um riacho, em meio a um pequeno bosque muito bonito e com variedade de arvoredo. Há também várias árvores frutíferas no entorno, o que atrai muitas aves e outros pequenos animais. 

Dentre estes, para minha surpresa, aparecem diariamente os bugios. Devem constituir um bando de seis indivíduos, sendo dois vermelhos, dois pretos e dois filhotes pretinhos. Os bugios são animais de porte relativamente grande e de dieta predominantemente folívora, isto é, ingerem principalmente brotos e folhas jovens de algumas poucas espécies de plantas. E

sta espécie costuma viver em grupos pequenos, em média 10 elementos. Possuem um sistema em que um macho pode ter várias fêmeas.  Possuem vocalizações (urros) características, que podem ser ouvidas a quilômetros de distância. De fato, seu som é assustador. Os bugios são os chamados macacos do Novo Mundo. Eu li que suas atividades de alimentação consomem cerca de 24% do tempo, visto que a maior parte do tempo eles estão descansando (cerca de 60%). 

Os primatas sempre acabam nos atraindo. Ficamos admirados com suas performances no meio do arvoredo, e com sua habilidade em se locomover com tanta maestria. Parecem simpáticos e, à luz do sol, sua pelagem parece reluzir. Infelizmente, seus dias estão contados. Com o avanço da urbanização e o crescente desmatamento, este e tantas outras espécies estão, realmente, em perigo de extinção, ao menos em nossa região.

Comentários