IMARUÍ – MILHARES DE PESSOAS CELEBRAM PUBLICAMENTE A SUA FÉ



22 de março de 2015. Não poderia ser diferente: o quinto domingo da Quaresma tem um endereço certo para todos os devotos do Senhor do Passos e da Senhora das Dores: Imaruí! No sul do Estado, o pequeno município, também conhecido pelo codinome “Pequena Joia do Litoral”, possui pouco mais de doze mil habitantes. 

Todavia, nos dias da Festa, acolhe mais de trinta mil romeiros. Também vêm os vendedores ambulantes, os curiosos, os amantes de viagens e de aventuras... e os inúmeros devotos! Neste dia 22 de março, domingo (2015), as nuvens cobriram parcialmente o céu, permitindo que o clima ficasse ameno o dia todo. Era possível caminhar por toda a praça da cidade com tranquilidade. 

A praça de alimentação foi centralizada na Praça da matriz. Outros pavilhões foram montados na frente da Câmara de Vereadores e na frente do Centro Comercial do município. Parques de diversão, passeios de helicóptero e de barcos, muitas barracas com os produtos e sotaques os mais variados... davam um tom de alegria especial. Tudo foi muito bem organizado por uma equipe de mais de duzentos voluntários, tendo à frente os padres Edinei Ouriques e Márcio Martins. Os órgãos municipais também se agilizaram para acolher os visitantes. 

Algumas centenas de seguranças foram contratadas, além dos muitos policiais civis e militares, que montaram lugares de atendimento na praça central. Uma das novidades foi a instalação da Feira de Produtos Agrícolas de Imaruí, numa grande iniciativa do Pe. Edinei, apoiado por alguns secretários municipais. A Secretaria de Turismo da cidade deu apoio logístico ao evento. A programação religiosa teve início no domingo, dia 15, quando houve a “Bênção da Praça”. 

Ao longo da semana, todas as noites, aconteceram celebrações religiosas na matriz São João Batista. Vários padres presidiram as celebrações e, inclusive, no sábado, o Senhor Bispo D. João Francisco. A Banda Municipal Unidos de Imaruí marcou presença nas procissões. As Irmandades de Passos e da Senhora das Dores, juntamente com os demais organismos da Paróquia, tiveram muito mérito pelo êxito da Festa. 

Eu presidi a Missa Mariana, às 6:30h, estando a matriz lotada; inclusive com muitos peregrinos que andavam a noite toda até ao “santuário” de Passos. O Cântico da Verônica, como sempre, emocionou a todos. O papel da boa senhora que limpou o rosto de Jesus foi encenado pela jovem senhora Tânia Roussenq. O Sermão do Encontro, considerado o momento ápice do evento, foi proferido pelo Pe. Vander, pároco de Içara, na Diocese de Criciúma. Após seu entusiasmado Sermão, o Pe. Edinei agradeceu aos romeiros e os despediu, convidando-os para retornarem no próximo ano, para mais uma edição da tão esperada Festa de Passos. 

Postar um comentário

0 Comentários