ASSEMBLEIAS DA PASTORAL VOCACIONAL – AVALIANDO...


Caminhando para o final do ano de 2014, aconteceram a Assembleia Diocesana da PV e, em seguida, as Assembleias Comarcais. Neste dia 25 de outubro, houve a Diocesana. Em seguida, dias 01, 08 e 09 de novembro, aconteceram as Assembleias Comarcais.

Refletiu-se sobre o OBJETIVO GERAL DA PV em nossa Diocese: “Desenvolver um trabalho de animação vocacional para possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja: ao serviço leigo, ao ministério ordenado, religiosas e missionárias, dando particular atenção às vocações de especial consagração, evangelizando à luz da Sagrada Escritura, em vista da construção do Reino de Deus.”
Fez-se também a AVALIAÇÃO DA CAMINHADA, recordando os objetivos previstos para este ano. Dentre as várias atividades que acontecem pelas paróquias, destacamos os Projetos:

a) ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES – tarefa permanente: conscientização das comunidades (especialmente nas Missas Vocacionais e pelos instrumentos da Internet), eventos de oração, distribuição de “santinhos”, programas de rádio, motivação para celebrar o Mês Vocacional (todas as vocações), o Dia Mundial de Oração pelas Vocações...

b) 12ª ROMARIA VOCACIONAL ao Santuário da Beata Albertina – A PV é parceira na Peregrinação da Fé.

c) Encontros E ESTÁGIOS VOCACIONAIS – Foram realizados 02 com garotos e mais 03 com jovens. Em setembro aconteceu o 5º Encontro Vocacional Feminino para adolescentes e jovens.

d) ANIMAÇÃO VOCACIONAL DOS COROINHAS (e acólitos) – são cerca de 2000 coroinhas em nossa Diocese! Aconteceram alguns Encontros Paroquiais e 04 comarcais.

e) Missas vocacionais – promovidas pelas Equipes da PV, muitas vezes com a presença de religiosos e seminaristas.

f) JORNADAS VOCACIONAIS em preparação às Ordenações Diaconais e Presbiterais dos novos Padres Eduardo, Sérgio e Claudemir.

g) ESCOLA VOCACIONAL DIOCESANA – para capacitar animadores vocacionais...

h) PARCERIAS – em vista da Animação Vocacional, com CRB (oração, reflexão, jornadas vocacionais...), Setor Juventude (todas as iniciativas), Catequese (encontros e retiros catequético-vocacionais), Movimento Serra (orações e campanhas), Grupos de Famílias (na elaboração dos roteiros e eventos), Seminários... com todos os segmentos.

Percebemos que há dificuldades a serem enfrentadas, como ampliar as Equipes Vocacionais; desinteresse ou dificuldade nas paróquias em articular pessoas para formarem uma Equipe Vocacional; articular os animadores vocacionais (dificuldade para estarem presentes nas reuniões e eventos da PV); a carência de formação permanente; a falta de perseverança no trabalho.

Constatamos que a PV assumiu as Prioridades Diocesanas Família, Catequese e Formação, inclusive inaugurando a Escola Vocacional Diocesana.

Postar um comentário

0 Comentários