ESCOLA VOCACIONAL DIOCESANA É INAUGURADA


23 de agosto de 2014. 14h. Trinta e quatro pessoas se inscreveram para participar da Escola Vocacional. Eram religiosas, leigos, vocacionados, seminaristas e animadores de coroinhas. A Aula Inaugural aconteceu nesta tarde, na CEDA, em Tubarão (SC). A iniciativa é da Pastoral Vocacional. 

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) ou Pastoral Vocacional (PV) é um “serviço” que visa possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja, enfatizando aquelas de especial consagração.  

Através de vários projetos a PV procura corresponder ao convite do Bom Pastor ao ver compadecido as multidões “fatigadas e abatidas como ovelhas sem pastor”: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe” (Mt 9,36-38). 

O Documento de Aparecida confirmou que a PV é responsabilidade de todo o Povo de Deus. “Inicia-se na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens, para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento vocacional” (DAp 314).

Programação foi cumprida com êxito.  As próximas Etapas serão agendadas na Assembléia da PV, em outubro.

13h30 – Recepção. Acolhida. Inscrição. Animação (seminaristas propedêutas).
14h00 – Apresentação. Oração (Ir. Irmgart). Objetivos da Escola (Pe. Auricélio).
14h30 – Mensagem inaugural de D. João Francisco Salm: “Ecossistema Vocacional”.
15h00 – “Questão vocacional: aprendendo com a Bíblia” (Pe. Marcelo Wiggers Buss).
16h15 – Intervalo.
16h35 – Animação.
16h45 – “Animação Vocacional Diocesana – Projetos e desafios” (Pe. Auricélio).
17h30 – Adoração Vocacional (seminaristas, na capela interna do Seminário).

18h00 – Encerramento. 

Postar um comentário

0 Comentários