FESTA DE PASSOS EM IMARUÍ – 2014




06 de abril de 2014. Deus preparou tudo para que os devotos do Senhor dos Passos pudessem celebrar sua fé neste domingo, o 5º da Quaresma. 

Uma grande multidão de pessoas se concentrou nas cidades onde acontecem a Solenidade de Passos: Braço do Norte, Jaguaruna, Laguna, Garopaba, Gravatal, Tubarão e Imaruí. 

Enquanto o Pe Marcelo acompanhava os seminaristas menores às festividades na Catedral, onde ele proferia o Sermão do Encontro (com muita unção, diga-se de passagem!), eu me dirigi para Imaruí, acompanhado dos seminaristas propedêutas. 

Chegamos por volta das 9h e fomos para o santuário do Senhor dos Passos, onde acontecia uma das muitas celebrações do dia. Cumprimentamos o povo e os padres Edinei e Márcio, que trabalham na paróquia. Depois, fomos visitar a outra parte da Festa, o camelódromo. Percebemos que foram instaladas várias tendas gigantes para melhor acolher os romeiros e organizar os serviços. 

Também notamos que as artérias públicas estavam mais livres, pois os ônibus tiveram que ser estacionados em locais previamente preparados para esta finalidade. Gostei que retomaram a ideia que tivemos anos atrás, quando o prefeito era o Dr. Odimar, de abrir um estacionamento no alto do morro, próximo da praça, onde a rádio 26 de Abril tinha seus estúdios. Conseguimos andar pela cidade sem maiores problemas de congestionamento. 

Quero registrar que, no Taquaraçutuba, antes de chegarmos na cidade, um grupo de jovens nos recepcionou e nos entregou folder com orientações sobre estacionamentos, programação e histórico da Festa. 

Só percebemos a enorme quantidade de romeiros mesmo foi na Missa da tarde, presidida pelo Pe. Sérgio Jeremias de Souza. O templo ficou lotado e uma multidão tomara a praça da matriz. A Irmandade de Passos e a Irmandade da Senhora das Dores encaminharam muito bem as procissões. Uma excelente cantora fez as vezes de Verônica, além dos demais figurantes que representavam personagens da vida e da paixão do Senhor. 

Ao pedido insistente do Pe. Edinei, acompanhei a procissão ao seu lado e o auxiliei nas condução das orações. Foi uma grande emoção que vivi a cada estação da via-sacra, que chamamos Passos do Senhor. Os cantores e músicos da Banda Unidos de Imaruí executaram belas peças musicais, especialmente o Misereri. Percebi muita compenetração no rosto das pessoas que se detinham ao longo das calçadas e fachadas das residências. 

Novamente me emocionaram os gestos de alguns moradores que acolheram peregrinos em suas casas, lhes ofereceram água, pousada, alimentos... Eu e os seminaristas tomamos nossa refeição acampados numa das calçadas da cidade. Abençoada aquela senhora que nos emprestou uma faca para prepararmos nosso lanche. 

O Sermão do Encontro foi proferido pelo recém-ordenado Diácono Eduardo Fernandes da Rocha, imaruiense de Aratingaúba. Pelo que me consta, nunca antes um não-sacerdote havia feito tal Sermão.  E o Eduardo estava muito bem preparado, ajudando-nos a refletir sobre as dores do Senhor e as nossas próprias dores. 

A Festa foi uma benção! Os devotos votaram felizes para suas localidades, prometendo retornar no próximo ano. Parabéns ao povo de Imaruí, com todas as suas instituições. Parabéns aos padres e todas as lideranças da Igreja. Para coroar nosso maravilhoso dia, jantamos na casa dos nossos amigos Menga e Cida. Obrigado, mesmo!


O "Sermão do Encontro" proferido em 2014, encontra-se disponível no Youtube com o seguinte link (https://www.youtube.com/watch?v=iPfiF95Hjoo).

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O "Sermão do Encontro" proferido em 2014, encontra-se disponível no Youtube com o seguinte link (https://www.youtube.com/watch?v=iPfiF95Hjoo).

    ResponderExcluir