ASSEMBLEIA DA PASTORAL VOCACIONAL DIOCESANA


26 de outubro de 2013. 8.30h. Nesta Assembleia estavam presentes os representantes de três Comarcas da Diocese (das paróquias de Gravatal, Jaguaruna, Oficinas, Grão-Pará), a Ir. Edilsa (da CRB) e eu, o Coordenador. Após a aprovação da Agenda, a religiosa dirigiu a Espiritualização. 

Fizemos a Memória da Caminhada, e eu contextualizei a nossa Assembleia recordando as palavras do Papa Francisco (JMJ), o projeto da CNBB “Comunidade de comunidades – uma nova Paróquia”, as reflexões de D. João Francisco à PV, e a realidade vocacional em nossa Diocese. E fiz uma questão - O quê nos motiva no Serviço de Animação Vocacional? As respostas foram muito lindas, profundas e emocionantes. 

Recordamos as Prioridades do Regional (JUVENTUDE, FAMÍLIA, PASTORAIS SOCIAIS, perpassadas pela ANIMAÇÃO VOCACIONAL). E o Objetivo Geral da PV diocesana. Fizemos uma Avaliação da PV quanto às Prioridades Diocesanas. 

E avaliamos as Atividades específicas da PV neste ANO DA FÉ e da JUVENTUDE – nossas reuniões de articulação em todos os níveis, Encontros com Coordenadores Comarcais de Coroinhas, Encontrões para Garotos, Estágios Vocacionais para Rapazes no Seminário, celebração do 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Semana do Seminarista: Campanha de Orações, 5º Encontro Vocacional Feminino – parceria com a CRB, 8ª Romaria Vocacional, celebração do Mês Vocacional, dos Encontros Comarcais de Coroinhas, das nossas Atividades com o Setor Juventude - Peregrinação da Cruz da JMJ e “Bote-fé” Diocesano, Semana Missionária JMJ, ENJOCRI, da nossa presença na Reunião Regional da PV (Fpolis) e no Encontro Regional de Formação da PV (Lages).

A partir das novas prioridades diocesanas para 2014 (Família, Formação, Catequese), definimos nossas “ações comuns”. 
FAMÍLIA – incentivar os animadores vocacionais a apoiarem os trabalhos em favor da família, inclusive do processo de implantação da Pastoral Familiar. 
FORMAÇÃO – a) aproveitar as oportunidades de Formação que a Diocese oferecerá nos vários níveis (paroquial, comarcal e diocesano). b) Iniciar a Escola Vocacional Diocesana, com dois encontros anuais, aberta a todos os que desejarem, mediante inscrições, nos sábados à tarde (das 14 às 18h), na CEDA. Cada etapa pode encerrar-se com Missa e jantar. 
CATEQUESE – a) continuar apoiando a missão e o trabalho dos catequistas. b) promover Encontros Catequético-vocacionais em nível paroquial e, quando solicitado, nas comunidades.

Para o próximo ano a PV tem, ainda, outros compromissos - Simpósio Vocacional do Brasil e o Encontro Regional de Formação. Foram feitos vários comunicados. Agora, acontecerão as Assembleias Comarcais da PV, onde estas decisões serão encaminhadas. 

Postar um comentário

0 Comentários