LAGES - ENCONTRO PARA AGENTES DA PASTORAL VOCACIONAL



21 a 23 de junho de 2013. Cerca de 75 animadores vocacionais das várias Dioceses de Santa catarina estiveram participando do Encontro de Formação nestes dias em Lages. O Centro de Diocesano de Formação é propício para este tipo de evento.

De Tubarão fomos eu e a Ir. Irmgart (coordenador e vice-coordenadora da PV). Nossa tarefa foi dirigir a Oração da Noite na sexta-feira e cuidar da animação no domingo. Preparamos uma pequena celebração noturna, utilizando velas, banner da JMJ e Palavra de Deus. Ficou bom. Antes, porém, D. Irineu Andrezza, Bispo local e Referencial do SAV-Regional, deixou uma mensagem de acolhida.

Pe. Marcelo Martendal, de Blumenau, dirigiu os trabalhos. Cada Diocese apresentou suas atividades de animação vocacional. Nós mostramos um vídeo-clipe de 05 minutos com imagens de nossos trabalhos, ao som de uma canção de minha autoria (“Comprometidos com o Reino”, do CD Tu és Minha Luz). O trabalho foi elaborado pelo seminarista Daniel Cardoso Vanderlind, de nosso Seminário Menor (Tubarão).

No dia seguinte, o assessor, Pe. Jairson Helmann explanou o tema “Animação Vocacional com Juventude”. Apresentou os vários desafios deste trabalho e da sua importância e urgência. Utilizou vídeos, dinâmicas e partilhando suas experiências. Um texto foi projetado em data-show para que pudéssemos aprofundar as reflexões. Os seminaristas propedêutas de Joinville cuidaram da animação.

À noite, distribuídos em 08 equipes, fomos participar da Missa nas comunidades da cidade de Lages. Eu e mais seis pessoas fomos à Paróquia N. Sra. Das Graças, onde o Pe. Hermes nos acolheu e nos encaminhou até à comunidade de N. Sra. De Lourdes, onde aconteceu a celebração, por mim presidida. Comunidade simples, mas muito fervorosa e acolhedora ainda nos ofereceu uma deliciosa e oportuna sopa após a Missa.

O intenso frio e o cansaço favoreceram ao repouso noturno. No dia seguinte, domingo, cedinho fomos participar da Missa com as Irmãs Clarissas. O Encontro terminou ao meio-dia, com o almoço de confraternização.

Postar um comentário

0 Comentários