PROPEDÊUTAS FAZEM DIA DE ESTUDO E ORAÇÃO

30/04-01/05/2013. Como acontece anualmente, os propedêutas Alberto, Gustavo e Micael tiveram um dia especial de formação em torno do tema Liturgia das Horas. Chegamos à residência da família De Biasi, em Jaguaruna, no Balneário Arroio Corrente, na noite de terça-feira. Após a evidente visita ao mar, mesmo de noite, nos instalamos.

No dia seguinte, bem cedo, rezamos as Laudes da festa de S. José Operário. Foi o primeiro contato direto dos seminaristas com este instrumento de oração. Depois do café estudamos alguns números do Doc. 93, da CNBB, sobre a Oração na formação dos futuros Presbíteros da Igreja no Brasil.

Refletimos a homilia do Papa Francisco proferida na Missa do Crisma, dia 28 de março do corrente ano. Entre tantas lindas reflexões o pontífice nos ensina: O bom sacerdote reconhece-se pelo modo como é ungido o seu povo; temos aqui uma prova clara. Nota-se quando o nosso povo é ungido com óleo da alegria; por exemplo, quando sai da Missa com o rosto de quem recebeu uma boa notícia. (...)

O nosso povo gosta do Evangelho quando é pregado com unção... O que pretendo sublinhar é que devemos reavivar sempre a graça, para intuirmos, em cada pedido, o desejo que tem o nosso povo de ser ungido com o óleo perfumado, porque sabe que nós o possuímos. (...) isto vo-lo peço: sede pastores com o «cheiro das ovelhas», que se sinta este –, serem pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens. (...)

Que o nosso povo sinta que somos discípulos do Senhor,... e que ele possa receber, através das nossas palavras e obras, este óleo da alegria que nos veio trazer Jesus, o Ungido.”

Dois textos do Pe. Valeriano e a Instrução Geral da Liturgia das Horas nos auxiliaram a compreender a importância e o objetivo da santificação das horas do dia. No final do dia de estudo ainda deu tempo para brincar na maravilhosa praia do Balneário.

Antes do jantar, rezamos a Santa Missa, usando os textos das Vésperas. Durante a homilia, aproveitei a reflexão do Papa Francisco dirigida aos jovens crismandos de vários países do mundo, no último domingo, em Roma. No final ele dizia: Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostai sobre os grandes ideais, sobre as coisas grandes. Nós, cristãos, não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jovens, jogai a vida por grandes ideais!”. Retornamos para o nosso Seminário quando o dia já estava quase expirando.

Postar um comentário

0 Comentários