BLUMENAU – CURSO PARA FORMADORES DA OSIB


13-17 de maio de 2013. O Curso anual para formadores dos Seminários do Estado de Santa Catarina aconteceu nestes dias 13 a 17 de maio, no Seminário Mãe de Deus, em Blumenau. Pe. Almir, o Reitor local, nos acolheu nas belas instalações do Seminário. Situado no bairro Itoupava, é um verdadeiro recanto, em meio à árvores e jardins. O prédio imenso é habitado por dois seminaristas menores e três propedêutas, além do reitor. Também eles se esmeraram para que nada nos faltasse durante os estudos.

D. Manoel, Bispo de Chapecó, foi quem dirigiu nossa formação. O tema das reflexões foi “Espiritualidade litúrgica”. Auxiliado por seu assessor, Pe. Claudir, o Bispo nos ajudou a refletir sobre a Sacrossanctum Concilium, primeiro documento aprovado pelo Concílio Vaticano II, justamente sobre Liturgia. Vários outros textos e abordagens sobre o assunto nos auxiliaram, além das ricas partilhas dos participantes.

Além de nosso crescimento pessoal, visávamos sempre a melhor maneira de colaborarmos para que nossos seminaristas possam fazer a “experiência-vivência” do “encontro” com Jesus Cristo nas funções litúrgicas. Além do Bispo de Chapecó, tivemos a presença do D. Irineu Andreaza, de Lages, e a visita de D. José Negri, de Blumenau. Pe. Pedro Paulo, reitor do nosso Seminário Teológico da Diocese de Tubarão, também participou; aliás, ele é o presidente da OSIB regional. O evento foi de grande crescimento para todos. Parabéns e obrigado à OSIB e ao querido Bispo D. Manuel.

Postar um comentário

0 Comentários