D. JOÃO FRANCISCO PARTILHA ASSEMBLEIA DA CNBB


27 de abril de 2013. 8:30h. Hoje aconteceu mais uma reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, na CEDA, em Tubarão. Pe. Lino Brunel coordenou a reunião. O primeiro trabalho, em pequenos grupos, foi para apontar indicativos, a partir do nosso Plano Diocesano de Pastoral, para as cinco Urgências da Ação Evangelizadora da Igreja em nossa Diocese.

Depois da partilha, tratamos dos preparativos para a JMJ, em julho. Mais de 500 jovens de nossa Diocese participarão do evento no Rio de Janeiro! Foi feito um encaminhamento sobre os roteiros para os Grupos de Famílias; refletimos as exigências deste trabalho. Cada segmento de Pastoral teve a oportunidade de partilhar sobre suas atividades. Eu, pela Pastoral Vocacional, falei dos eventos que realizamos e das que iremos realizar brevemente, como a Romaria Vocacional e o Encontro Vocacional Feminino.

D. João Francisco, recém-retornado da Assembleia dos Bispos, em Aparecida, tinha muitas novidades para partilhar. Estava entusiasmado com o Documento de Estudo “Nova Paróquia: comunidade de comunidades”. Disse que a agenda deste tipo de encontro é muito extensa e se trabalha muito. Trataram da questão agrária no país, do Acordo Brasil-Santa Sé, dos resultados do CENSO, das preocupações quanto ao uso de energia nuclear no país, sobre o Ano da Fé, sobre a aplicação das Diretrizes de ação evangelizadora, entre outras questões.

Comunicou que o Pe. José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, agora é o Padroeiro Nacional dos Catequistas; que a CF/2014 será ecumênica; que haverá uma Coleta Nacional dias 25-26/05 para ajudar a JMJ; que será retomado o Projeto “Comunhão e Partilha” envolvendo todo o país na Formação dos novos padres nas Dioceses mais necessitadas.

Terminada a reunião, almoçamos juntos e retornamos para nossas atividades.

Postar um comentário

0 Comentários