1º ESTÁGIO VOCACIONAL EM NOSSO SEMINÁRIO

  


13 e 14 de abril de 2013. Vinte e hum adolescentes e jovens vieram participar do nosso Estágio Vocacional. Os seminaristas prepararam o Seminário para recepcionar seus colegas.

Os jovens chegaram bem animados e, aos poucos, foram interagindo entre si e conosco; logo, já formávamos uma grande família. Os seminaristas Gabriel G. e Matheus conduziram a espiritualização. O Sadionei fez uma dinâmica de apresentação em que tecemos uma grande rede com a presença de cada um.

O reitor, Pe. Pedro De Biasi, deu as boas vindas a todos e deixou uma bonita mensagem vocacional. Também o seminarista Rafael Uliano, que será ordenado diácono no próximo mês, esteve presente e partilhou sua caminhada vocacional. Marcou, sobretudo, a sua experiência na Amazônia (Parintins). O seminarista Jean dirigiu a Oração Média.

Após a refeição, todos puderam descansar, brincar, conversar.  Na parte da tarde, o Pe. Pedro dirigiu trabalhos externos. Houve um momento para esportes e todos se divertiram muito. Após a Missa e o jantar, foi apresentado o filme “Ressurreição”, finalizando com a Adoração Eucarística preparada pelo Marcos e o Jailson.

No domingo, bem cedinho, fizemos a Oração da Manhã, coordenada pelo Gustavo e pelo Adson. O Pe. Pedro presidiu a Missa na Unisul-TV e levou com ele alguns estagiários. Depois do café, eu dirigi uma reflexão sobre o tema do Estágio: “O discípulo que Jesus amava disse: ‘É o Senhor”!” ( Jo 21,07). Apresentei dois depoimentos missionários em vídeo: um sobre a missão no Sudão (África) e outro sobre a Infância-adolescência Missionária, no Distrito Federal.
Os seminaristas, coordenados pelo Sadionei, fizeram uma apresentação sobre a vida no Seminário. Enquanto isso, eu e o reitor entrevistávamos os participantes. Há vários rapazes sentindo o desejo de ser presbíteros, outros estão em dúvida e alguns já dizem que foram feitos para o Matrimônio. A Missa da manhã foi presidida pelo Pe. Pedro. Eu concelebrei.

O almoço foi preparado pela Equipe Vocacional da comunidade de Santo Antônio de Pádua, da Catedral. À tarde houve um momento de avaliação do encontro e todos se despediram após o café. Alguns ainda permaneceram conosco por mais tempo para se divertirem nos jogos de mesa ou de vôley.

Alguns familiares de seminaristas vieram nos visitar. Especialmente os do Marcos Paulo que estava aniversariando; e trouxeram doces e tortas para a nossa alegria. Somos gratos ao Senhor por tudo o que realiza em nosso favor!

Postar um comentário

0 Comentários