UM FINAL DE SEMANA EM MORROTES


12 e 13 de janeiro de 2013. Para possibilitar que o Pe. Avelino tivesse um final de semana de férias, embora também gozando minhas merecidas férias, decidi atender ao pedido de meu irmão. Foram agendadas várias celebrações para o sábado e o domingo.

MISSA NA CAPELA DE SÃO JOÃO
Com muita alegria, no sábado, 12, presidi a Santa Missa na comunidade de São João Batista, na Incocesa. O pessoal do Ministério Poder da Canção animou a celebração. Foi muito emocionante a homenagem que a comunidade fez à D. Cóta que festejava seus 90 anos de vida. Nascida e criada em Parobé, Laguna, constituiu família e criou seus filhos sempre sob a égide da fé católica. Precisando vir morar em Tubarão, continuou a demonstrar sua fé viva participando desta comunidade de São João. Filhas e netos se manifestaram agradecendo a Deus o testemunho e a vida da avó. Ao término da homilia, juntamente com a Edilene, cantei “Quero e preciso da Paz”. Aproveitei a bela pintura que existe sob o presbitério da capela, retratando o Batismo de Jesus, para refletir sobre a liturgia de hoje: a festa do Batismo do Senhor.

MISSA DO BATISMO DO SENHOR NA MATRIZ
Cheguei alguns minutos antes do início previsto para a Santa Missa. A Rádio Santa Catarina a transmitiu. O Grupo de Cantos liderado pelo seu Brás e D. Solange, da Guarda, animou a celebração. A matriz ficou tomada de fiéis que, muito atentos, celebraram vivamente sua fé. Também nesta ocasião aproveitei a homilia para apresentar uma de minhas canções, ajudando a assembléia a refletir sobre a Palavra ouvida e meditada. Terminada a Santa Missa, pude ficar um bom tempo conversando com as pessoas que ali permaneciam. Muitas gostam de saber com andam as coisas em nosso Seminário. E é sempre muito bom perceber quanto as pessoas se preocupam conosco e com o futuro de nossa Igreja.

BOM PASTOR – MISSA

Às 8:30h iniciamos a celebração dominical. A bela igreja do Bom Pastor estava repleta de fiéis. O domingo amanheceu ensolarado e já fazia forte calor nestes princípios de manhã. A equipe de cânticos estava à postos e fez muito bem o seu papel. A comunidade dispõe de um data-show onde os fiéis podem acompanhar as letras das canções. E como canta este povo! É claro que aproveitei a homilia para, através da música, deixar um recado a partir da Palavra de Deus. Ainda conversei um pouco com as pessoas que me procuraram na sacristia e corri, já atrasado, para a comunidade seguinte.

GUARDA – ME – CELEBRAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Passava das dez horas quando cheguei à comunidade. A capela dos Santos Anjos da Guarda estava repleta de fiéis e as lideranças me espreitavam ao longe para certificar-se de minha chegada. Rapidamente nos preparamos e iniciamos a celebração. Foi muito bom rezar com este povo devoto e organizado. A bela capela passou, recentemente, por ampla reforma. Hoje eu conheci a Capela do Santíssimo que, por sinal, ficou muito bonita. A equipe do Seu Brás e D. Solange animou a celebração e até cantou algum reizado. Fiquei contente que a comunidade já está convocando os jovens para prepararem as encenações da Semana Santa. Terminada a celebração, muitas pessoas me procuraram para adquirir meu novo CD. Fiquei contente porque me senti valorizado em meu ministério de música; e agradecido a Deus por poder oferecer mais um instrumento de evangelização.

CAPELA DE N. SRA. AUXILIADORA – CELEBRAÇÃO DOMINICAL

Neste domingo, 13 de janeiro, presidi a Santa Missa na comunidade de Auxiliadora, vizinha do Seminário. Há muito tempo que já tinha estado ali e pude contemplar as belas pinturas e desenhos que a Renata, da comunidade, fez nas paredes do templo. Também conheci a Capela do Santíssimo. Dois cantores da comunidade de Vila Pe. Itamar na amaram a celebração. Não obstante a dificuldade do horário, 17h, e o calor intenso que fez o dia todo, a capela ficou cheia de pessoas. Foi uma celebração muito abençoada.

MATRIZ – CELEBRANDO A FÉ E ENCERRANDO A JORNADA
Cheguei mais cedo à matriz e pude cumprimentar as pessoas que iam chegando para a Santa Missa. As equipes de liturgia estavam à postos. Um grupo de cantos de Bom Pastor veio animar a celebração que, por sinal, foi transmitida pela Rádio Tubá. Tudo transcorreu normalmente e foi muito bom celebrar a fé com esta comunidade. Várias pessoas vieram conversar comigo ao final da celebração. É sempre muito bom poder dar mais um pouco de atenção aos fiéis que nos procuram, ou para demonstrar carinho ou para tratar de outro assunto.

Postar um comentário

0 Comentários