FESTA DE CORPUS CHRISTI EM MIRIM


07 de junho de 2012. 15h. O frio era impiedoso; e o vento forte quase impediu que os tradicionais tapetes de serragem colorida fossem construídos. Mas a abnegação dos fiéis não permitiu que o passeio com o Santíssimo Sacramento pela praça do Distrito de Mirim ficasse sem os lindos e tradicionais tapetes.

Eu iniciei a Santa Missa no horário previsto. Tivemos que fechar a porta central da nave da centenária igreja devido ao forte vento. Um grupo de cânticos da comunidade, liderado pelo Branco, animou muito bem a celebração. Fizemos a procissão solene no início da Missa, no momento do Louvor. Sob o pálio eu portei o ostensório, enquanto o povo acompanhava devotamente o cortejo com cânticos e orações. Fizemos três momentos especiais de orações: no início, dentro da igreja; no meio, diante da lagoa de Imaruí; e no final, na frente da igreja.

No final da celebração, novamente o Santíssimo foi trazido para a bênção solene. A comunidade estava muito contente por poder celebrar esta tradicional liturgia. Terminada a solenidade, tive o prazer de visitar a família da Zenaide, que é Ministra da Comunhão, e tomar um delicioso café na casa de sua mãe. 

Comentários