segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FESTA DA TAINHA – MISSA NA PRAIA DE JAGUARUNA




10 de junho de 2012. 10h. O dia amanheceu lindo, ensolarado, tendo o frio amenizado, e sem vento. Isso é: cenário perfeito para uma bela festa à beira do mar! Pela manhã fui ao Balneário Arroio Corrente, conhecido como Praia de Jaguaruna, para presidir a Missa festiva da 9ª Festa da Tainha. Percebi grande movimentação na praia, com carros e um caminhão: havia sido dado mais um belo lance de tainha.

O amplo pátio da Festa estava bem montado, limpo, arejado e silencioso. As pessoas foram chegando para a Missa. A animação ficou por conta de um trio de cantores e músicos de Criciúma. A liturgia foi preparada pelas lideranças da capela local, a capela Nossa Senhora dos Navegantes, tendo a Telminha à sua frente. A sonorização foi muito boa, mérito do Jorge do Garotos do Fandango.

A celebração transcorreu normalmente. Foi muito significativo que trouxessem, na hora das aferendas, uma bandeja com tainha, uma rede de pesca e o avental com o logotipo da Festa. Foram trazidos pelo prefeito Inimar e sua esposa e um pescador, o Zequinha.

Ao final, depois dos agradecimentos e da bênção, chamei o seu Chico (Francisco Bertolino da Silva), conhecido como Chico Alfaiate, para apresentar seu livro de poesias “Sonhos Realizados em Versos Rimados”. Ele é membro do Terno de Reis Estrela Guia, da cidade e foi meu colaborador nos Encontros de Preparação para o Batismo, na matriz de Jaguaruna, quando ele refletia sobre a família. Ele me presenteou com uma cópia autografada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário