CONSELHO DE PASTORAL REFLETE SOBRE PASTORAL FAMILIAR

05 de maio de 2012. 8:30h. A segunda reunião do Conselho Diocesano de Pastoral aconteceu neste dia 5 de maio, sábado, na Sala de Palestras do nosso Seminário, em Tubarão.


O início aconteceu às 8:30h; e o término às 13h. Pe. Lino Brunel, o Coordenador Diocesano de Pastoral, coordenou os trabalhos, auxiliado pelo Pe. Sergio Jeremias, nosso Administrador Diocesano. O Murilo, da PJ, coordenou a espiritualização.


O Administrador fez um repasse da reunião da CNBB, da qual participou, em Aparecida, São Paulo. Comentou que percebeu um evangélico clima de comunhão eclesial vivido entre os bispos, não obstante as opiniões antagônicas entre eles. Além da nossa Diocese vacante, outras 15 estão na mesma situação e que, até o final do ano, outro tanto de Igrejas Particulares perderão seus pastores.


Nenhuma notícia, portanto, sobre nosso futuro Bispo. Comentou as reflexões e comemorações da 50ª Assembleia da CNBB, dos 50 anos do Concílio Vaticano II, da celebração do Ano da Fé (que terá início dia 11 de outubro – data da abertura do tal Concílio), e da celebração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Grande parte da Assembleia foi para tratar das orientações para uma verdadeira animação bíblica de toda a ação evangelizadora da Igreja, sob as luzes da Verbum Domini.


Terminada a explanação, Pe. Lino conduziu uma reflexão dobre Pastoral Familiar. Todos os segmentos pastorais puderam usar a palavra e partilhar suas atividades diocesanas. Eu, pela Pastoral Vocacional, falei sobre a Carta Vocacional aos Catequistas.


Após a reunião, foi servido um delicioso almoço no refeitório do Seminário. Os seminaristas prepararam os ambientes da Casa e recepcionaram muito bem aos ilustres visitantes.

Postar um comentário

0 Comentários