CARTA VOCACIONAL AOS CATEQUISTAS



Escrevi uma Carta-mensagem aos catequistas da Diocese e a entreguei aos representantes das 28 paróquias que estiveram reunidos neste dia 05 de maio. O Encontro aconteceu na CEDA, em Tubarão.


Dentro do Curso de Formação, D. Maria Estela pediu que eu deixasse um recado vocacional aos participantes. A Carta é um carinho aos catequistas que tanto bem fazem na Igreja e reconhecendo o importante papel deles como agentes vocacionais. Eis o conteúdo desta missiva.


Tubarão, 05 de maio de 2012.


Caro/a Catequista, saudações no Senhor Ressuscitado!
Venho, como Promotor Vocacional na Diocese, agradecer a você e à sua Paróquia pelo incentivo no trabalho de Animação Vocacional. E também, reconhecendo a importância do seu ministério, para solicitar ainda mais um pouco do seu empenho.


O Decreto Optatam Totius (sobre a Formação dos Sacerdotes), do Vaticano II, explica que a animação vocacional “é um dever de toda a comunidade cristã, a qual, pelo testemunho de uma vida plenamente cristã, se torna mediadora da vocação divina” (OT, 2).


Portanto, é urgente difundir “a convicção de que todos os membros da Igreja, sem exceção, tem a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações” (Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis – João Paulo II, 41).


Em nossa Diocese, a Pastoral Vocacional pretende “desenvolver um trabalho de animação vocacional para possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja... evangelizando à luz da Sagrada Escritura, em vista da construção do Reino de Deus” (Programação Pastoral 2012, p. 04 e Plano Diocesano, §109).



Nossa Diocese é um lindo canteiro para todas as vocações! Quanto às vocações de “especial consagração”, agradecemos a Deus pelos 31 seminaristas diocesanos (14 em Tubarão; 07 em Brusque, 09 em Florianópolis e um Estagiário), e 01 no Seminário Josefino (Orleans). Além do Marcelo e do Rodrigo que aguardam as Ordenações. Há, ainda, alguns seminaristas em congregações fora da Diocese. Não são tantas, mas também há jovens candidatas à vida religiosa que são acompanhadas pelas Irmãs.
Cremos que Deus continua CHAMANDO-VOCACIONANDO jovens de nossas paróquias! Precisamos do seu apoio, catequista, para ajudar os mais jovens a “ouvirem” este chamado. Pergunte a eles sobre como desejam “gastar” a vida. Proponha-lhes o ideal vocacional: servir a Jesus, ao Seu Reino na Sua Igreja!
Além de motivar a ORAÇÃO VOCACIONAL com seus catequizandos, obedientes à exortação de Jesus (“Pedi ao Senhor da Messe”), lhe pedimos o favor de agendar e divulgar nossos PROJETOS:

01. SEMANA DO SEMINARISTA – de 19 a 27/05: promover uma Campanha de Oração pelas Vocações;
02. 7ª ROMARIA VOCACIONAL ao Santuário da Beata Albertina - 03 de junho. Haverá atividades durante todo o dia. Acolhida: 8:30h.
03. ENCONTRÕES VOCACIONAIS – 14/07 e 06/10: no Seminário de Tubarão, das 8 às 16h, para garotos a partir da 4ª série.
04. ESTÁGIOS VOCACIONAIS – 1-2/09 e 24-25/11: no Seminário de Tubarão, para rapazes a partir da 8ª série. Início: sábado, às 8h; término, domingo, às 16h.
05. 4º Encontro Vocacional Feminino – 14/07: no Seminário de Tubarão, das 8 às 16h, para moças a partir de 12 anos.
06. AGOSTO – MÊS VOCACIONAL.
07. ANIMAÇÃO VOCACIONAL DOS COROINHAS – são quase 2.200 coroinhas em nossa Diocese! Uma verdadeira “escola vocacional”!
08. Formação e animação de EQUIPES VOCACIONAIS nas paróquias.

Novamente, em nome da Pastoral Vocacional Diocesana, agradeço a você, catequista, por nos ajudar a criarmos um “clima vocacional favorável” em nossas comunidades. Fique com Deus!

Pe. Auricélio Costa



Postar um comentário

0 Comentários