AZAMBUJA – VISITA AO MUSEU ARQUIDIOCESANO



17 de maio de 2012. 8h. À convite do Pe. Pedro, Reitor do Santuário e do Seminário de Azambuja, em Brusque, SC, eu e mais um grupo de colegas fomos visitar o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. O prédio que abriga um grande acervo de arte sacra, peças de animais taxidermizadas (empalhadas), coleções de pedras, madeiras, materiais indígenas e dos colonizadores e, sobretudo, arte sacra da nossa região, foi construído em 1907 pelo Pe. Gabriel Lux, num estilo da arquitetura românica.


Eu fui acompanhado do Pe. Oscar (Criciúma) e de D. Severino (Caçador). Encontramos peças sacras provenientes de várias paróquias do sul do nosso Estado. Objetos de D. Joaquim Domingues de Oliveira me chamaram muito a atenção, inclusive sua máscara mortuária.


A conservação desta memória histórica é um grande incentivo a que outras dioceses (inclusive a nossa, Tubarão) desejem recuperar sua memória. O museu não se mantém sozinho. Há muitas visitas, mas a Prefeitura de Brusque colabora com uma subvenção (que não é muito). Parabéns ao Pe. Pedro Schlichting, Administrador do Museu.

Postar um comentário

0 Comentários