1º ESTÁGIO VOCACIONAL – JOVENS EM FESTA VOCACIONAL










28 e 29 de abril de 2012. Às 8h os jovens vocacionados foram chegando ao nosso Seminário para o 1º Estágio deste ano. O tema escolhido foi “Eu sou o Bom Pastor”, dentro da espiritualidade da liturgia deste final de semana.


Enquanto o Jean e o Adson, com o Pe. Pedro, recepcionavam os participantes e seus acompanhantes, os seminaristas Sadionei e Fernando cuidavam das Inscrições e entrega dos crachás.


Os colegas Daniel W., Daniel C. e Matheus providenciaram alojamento para todos. A Sala de Palestras foi bem preparada pelos companheiros Jean, Gabriel e Adson. A Equipe de Música (Alberto, José Luiz, Daniel, Fernando) cuidou também da animação, junto comigo, Pe. Auricélio. O José Luiz dirigiu uma dinâmica de Apresentação.


Pelas 9h o Pe. Pedro fez a Mensagem de abertura. Após o lanche, o Gustavo conduziu um momento de Espiritualização. No retorno, o Pe. Pedro dirigiu uma reflexão sobre a Mensagem do Papa Bento XVI para o 49º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações, que será celebrado amanhã, cujo tema é “Vocação, dom de Deus”. E convidou os seminaristas de Teologia Eliano, André e Anderson a colaborarem nas reflexões e deixarem seus testemunhos.


Em seguida, o seminarista Gabriel dirigiu, na capela, o Momento de Oração. Após o Almoço, às 14h, apesar da leve chuva, aconteceram trabalhos externos e esportes - vôlei/futsal/futebol. Esta parte desportiva foi coordenada pelos seminaristas Daniel C., Lucas R., Sadionei e Gustavo.

No final da tarde eu presidi a Missa Vocacional. Após a janta e o devido descanso, fez-se uma sessão do filme: “Em seus passos, o que faria Jesus?”. O enredo envolveu a todos.


Antes do descanso, às 22h, os seminaristas Lucas R., Daniel e Lucas B. dirigiram um momento de “Adoração Eucarística” que foi muito bonito.

No domingo, 29, a Alvorada aconteceu às 07:15h. Depois, na capela, fizemos o Momento Mariano, preparado pelos seminaristas Lucas R. e Sadionei. Tomado o delicioso café da manhã, sempre com muita animação, apresentei o filme “A vida de Chiara Luce Baldano”.


Após uma partilha do filme, o Pe. Ademir Borges deixou o seu recado vocacional. Os seminaristas Gustavo e Jean dirigiram um Painel sobre “O dia-a-dia no Seminário”.


E, às 11:30h, o Pe. Pedro presidiu a Santa Missa. Durante o dia contamos com a presença de quinze voluntários das Equipes Vocacionais de Pedras Grandes e Jaguaruna. Além de todo o carinho, eles prepararam as refeições.


Após o Almoço os padres fizeram uma entrevista com cada estagiário. Esta é uma oportunidade para conhecerem melhor cada jovem e identificarem os futuros candidatos ao Seminário. Os propedêutas organizaram os trabalhos internos, visando deixar a Casa em ordem.


Ao final, o Lucas B. coordenou o momento avaliativo do Estágio. O próximo Estágio será dias 01 e 02 de setembro. Todos manifestaram desejo de retornar. E nossa comunidade está muito agradecida aos padres, animadores vocacionais e lideranças que ajudaram na realização deste belo Estágio. Também é necessário agradecer, novamente, a cada um dos vinte estagiários que nos ajudaram a celebrar este momento tão especial.

Postar um comentário

0 Comentários