APAIXONADOS PELA MISSÃO PROMOVEM ENCONTRO DE PARTILHA



17 de março de 2012. 8:30h. Há muito que a Diocese se ressentia de não possuir uma articulação melhor das iniciativas missionárias. Há uns oito anos que não existe mais COMIDI (Conselho Diocesano Missionário), do qual eu fui o último coordenador. D. Jacinto e D. Wilson já haviam solicitado que eu tomasse alguma iniciativa para retomar o trabalho, mas não descobrimos uma forma de fazê-lo. D. Jacinto tomou a iniciativa para si, mas não deu em nada. D. Wilson ficou tão pouco tempo que não houve possibilidade de reorganizar o COMIDI. Mas sempre disse que gostaria de enviar padres para outras realidades missionárias.


A Ir. Elisângela, do Setor Jovem da Diocese, pensou em reunir algumas pessoas, mas, de fato, tal encontro não aconteceu. Em conversa com ela e com o Sub-secretário Regional de Pastoral, que chamou a atenção da nossa Diocese para o fato, decidi marcar uma data para efetivar aquela reunião. A Ir. Elisângela me ajudou e fizemos convites às pessoas interessadas.


Dez pessoas compareceram, outras justificaram suas ausências, mas demonstraram desejo de participar. A reunião aconteceu no CEAC – Catedral, das 8:30h às 10:30h. A Ir. Lily partilhou suas experiências missionárias, especialmente na Bolívia. A Ir. Rose Cardoso destacou sua missão em nossa Diocese, em Porto Alegre, na Bolívia e na Alemanha, com imigrantes portugueses.


O seminarista Rafael Uliano partilhou sua recente experiência na Amazônia. Os “leigos” Fátima, Rafael Medeiros, Solange e Rejane partilharam suas atividades pastorais.


Fez-se a memória de muitas atividades animadas pelo COMIDI em anos passados, como os Congressos Missionários dentro e fora da Diocese, até em outros países da América Latina; das missões nas paróquias e em Mato Grosso (Rondonópolis); das Equipes Missionárias Leigas (com os sem-terra e na Bolívia); o Projeto Igrejas-Irmãs com a Bahia, Mato Grosso, com a Guiné-Bissau... Muita saudade!... e muita coisa boa pra recordar!


A conversa foi tão rica que decidimos promover um outro encontro a fim de pensarmos no presente-futuro de nossa Diocese. Será no dia 12 de maio, às 8:30h, no CEAC-Catedral. Para participar, entre em contato conosco!

Postar um comentário

0 Comentários