PAROBÉ – PASSEIO DOS SEMINARISTAS





06 de novembro de 2011. Por volta das 14h, após a sesta que se seguiu ao saboroso almoço preparado pelos benfeitores de Nova Brasília, nossa comunidade seminarística saiu em passeio. Fomos em direção ao Distrito de Ribeirão Pequeno, no interior do município de Laguna, com o intuito de visitarmos a minha família e de conhecermos um pouco da região.


Ao sairmos da BR 101, na altura de Bananal, enfrentamos estradas precárias. Todavia, nos impressionava a belíssima visão da natureza do lugar, principalmente a vista, ao longe, do outro lado da lagoa, da Laguna de Santo Antônio dos Anjos.


Fizemos uma primeira parada na comunidade de Figueira, na frente da capela. Descansamos, brincamos no trapiche, fizemos fotos... e prosseguimos viagem.


Logo chegamos em Parobé, na casa de meus pais Laércio e Albertina, que nos receberam carinhosamente. Também minha avó e minhas irmãs nos receberam alegremente. Conversamos bastante, rimos, todos puderam conhecer aonde eu cresci e partilhar um pouco do calor de minha família.


Enquanto a mãe ficou preparando um café, fomos visitar a capela e a pracinha do lugar. Rezamos na igreja e prosseguimos viagem até a sede do Distrito, em Ribeirão Pequeno.


Lá conhecemos a capela e conversamos animadamente na pracinha. Ali visitamos o monumento que a comunidade erigiu para homenagear o querido Pe. Carlos Wecki, filho da terra (que atualmente trabalha na Diocese de Criciúma).


Decidimos retornar para Parobé, pois queríamos conhecer a famosa cachoeira. Deixamos o carro à meio caminho e fomos à pé até um pedaço de paraíso formado por árvores, pedras e a deliciosa água da tal cachoeira.


Ali pudemos tomar banho, brincar nas geladas águas, rir das travessuras dos colegas e até fazer “guerra de coquinho” com cachos dos coqueiros que encontramos.


Mais tarde retornamos para a casa de meus pais onde o café já estava posto na mesa. Ninguém estava sem apetite. Foi uma festa! Pais e mãe se esforçavam para bem atender a todos. Também a vó quis participar da refeição à mesa conosco.


Por volta das 19:30h nos despedimos e iniciamos a viagem de retorno ao Seminário. Foi uma tarde muito especial para todos nós seminaristas, como também para a minha família.

Alberto Bonomi Oliveira – seminarista da 2ª série

Postar um comentário

0 Comentários