D. WILSON SE DESPEDE DA DIOCESE COM MISSA E JANTAR



03 de novembro de 2011. 20h. Pouco mais de quatorze meses e nossa Diocese já está novamente sem bispo. Sim, o arcebispo nomeado de Florianópolis, D. Wilson, hoje se despediu de sua Diocese de Tubarão.


A Missa de agradecimento e despedida aconteceu na Catedral. Muitos fieis vieram manifestar seu carinho ao Bispo que tanto lhes marcou. De fato, o bispo esteve sempre muito junto do povo, esforçando-se (quase se bilocando) para estar presente em todos os eventos. Quase todos os padres da Diocese estavam presentes.


A celebração foi marcada pela presença das coordenações pastorais e pela esfuziante alegria dos jovens, que tanta atenção receberam de D. Wilson. Nos ritos iniciais da celebração, o Pe. Nilo, Vigário Geral, dirigiu umas palavras ao Bispo, recordando sua presença e sua ação junto à Diocese, ressaltando tantos campos de ação do prelado. E terminou dizendo: “Vá, D. Wilson, com o seu cajado de pastor a outras plagas onde outro povo espera ansioso pelo seu pastor. Muito obrigado!”.


Em sua homilia, D. Wilson agradeceu as palavras do Pe. Nilo, assim se expressando: “Quero saudar os presbíteros aqui presentes, todo o povo de Deus e, particularmente, os jovens. Inspirado no Evangelho de hoje, quero refletir com vocês. A mulher tira do lugar dentro de sua casa; estabelece uma nova ordem das coisas para poder viver melhor. Mudança é assim mesmo; ensaia-se tudo de novo. Quero agradecer o rico tempo que vivi aqui. A fé de vocês entusiasma a gente. Recebi muito carinho, quase que permanentemente.


Agradeço muito a Igreja de Tubarão. A vida se transforma quando a gente agradece. Devemos agradecer até pelas dificuldades encontradas. Pois é nestas ocasiões que Deus se manifesta muito presente. Nós vivemos para Cristo.


Como diz o meu lema de ordenação episcopal, amar é dar a vida pelos amigos. Eis o que queremos construir: o corpo de Cristo. A Diocese é construída quando cada um doa um pouco de si por causa de Cristo. Aqui eu vivi intensamente; e gostei muito de estar aqui com vocês. É por isso que eu agradeço muito!”.


Ao final da celebração D. Wilson recebeu um presente da comunidade: uma imagem da Beata Albertina. O povo aplaudiu de pé, muito emocionado. E o bispo disse: “o modelo para alguém que deseja doar sua vida por amor. Levo o testemunho dela e de vocês comigo para sempre. E logo-logo ela será declarada Santa da Igreja!” (e foi muito aplaudido novamente).


Terminada a celebração, no Salão de Festas de Oficinas aconteceu o jantar comemorativo. Várias pessoas usaram a palavra para agradecer os trabalhos de D. Wilson. Também o Bispo aproveitou o ensejo para renovar suas manifestações de gratidão ao povo de nossa Diocese.

Postar um comentário

0 Comentários