ENJOCRI – JUVENTUDE DA DIOCESE PROMOVE ENCONTRO EM LAGUNA




16 de outubro de 2011. “Enraizados e firmes na fé em defesa do meio ambiente” foi o tema da Jornada Mundial da Juventude ocorrida mês passado em Madri, Espanha. E foi este também o tema de nosso ENJOCRI ocorrido neste dia, em Laguna, na Paróquia Santo Antônio dos Anjos.


O ginásio de esportes foi todo enfeitado para o evento e a comissão organizadora primou pela acolhida de todos os participantes na porta do ginásio. Muita alegria marcou o Encontro, garantido pela banda Acordes pra Cristo, formada por músicos e cantores de vários ministérios e bandas católicas da cidade, e de várias pastorais.


Aos poucos as arquibancadas foram sendo tomadas pelas caravanas de jovens que chegavam das quatro comarcas da Diocese de Tubarão. O dia estava lindo e ensolarado e quente, bem daquele jeito que se sonha para visitar Laguna, cidade praieira. No entanto, mais de dois mil jovens visitaram Laguna por um outro motivo muito especial: JESUS CRISTO!


A Pastoral Vocacional e a Pastoral da Criança montaram barracas de divulgação de seus trabalhos na quadra do ginásio, à convite da Comissão Organizadora.


O Pe. Pedro Damázio, pároco, dirigiu a palavra de abertura e a espiritualização. Ele me convidou para fazer uma saudação; fui breve. Sempre num clima de muita alegria, com músicas dançantes e animadas, aconteceram apresentações artísticas das paróquias.


Laguna apresentou uma mensagem sobre a defesa do meio ambiente com lema “Vida e paz”, auxiliado por um grupo de crianças. O Grupo de Jovens JUCRI, de São Tomás, Imaruí, apresentou uma encenação sobre a destruição da natureza. Um outro grupo de jovens da Laguna apresentou a brincadeira do Boi de Mamão.


A Folia do Divino esteve presente através de um grupo de foliões de Magalhães. A Criação do mundo foi apresentada por outro Grupo. Os jovens de Rio Bonito/Braço do Norte apresentaram uma canção em homenagem ao ENJOCRI.


Em seguida, os representantes de nossa Diocese na Jornada Mundial de Madri partilharam suas experiências com a galera. E anunciaram que a próxima Jornada será no Rio de Janeiro, no Brasil, em 2013. Para aquecer a juventude brasileira para este evento está acontecendo um grande trabalho de divulgação chamado “Bote fé!”.


Já houve um encontro em São Paulo para acolher a Cruz simbólica da JMJ. Tal cruz percorrerá todas as dioceses do país; em janeiro de 2013 ela chegará em nossa Diocese. Surgiu a ideia de fazer um “Bote fé diocesano” na praia!!! A juventude delirou aprovando a sugestão. Irmã Lily, que está à frente do Setor Jovem, convocou a juventude a divulgar esta Jornada através da internet (e-mail, redes sociais, twitter, blogs...) colocando o slogan “JMJ eu vou!”.


O almoço foi servido ali próximo do ginásio, na sede da UDESC. À tarde, com a presença de vários padres, D. Wilson liderou a caminhada até o Centro Cultural de Laguna, ao lado da Matriz, onde presidiu a Santa Missa.


Nós, do Seminário, não pudemos ficar até o fim porque eu tinha compromissos à tarde. Viemos almoçar no Seminário. O almoço foi preparado pela Nilda e os pais do Adson: Margarete e Adilson (que estará aniversariando amanhã). Trouxeram com eles seus tios que estão celebrando 45 anos de vida conjugal.

Postar um comentário

0 Comentários