ASSEMBLEIA DE PASTORAL APROVA NOVO PLANO DIOCESANO

9 de julho de 2011. 8h. A manhã fria não impediu que todos os delegados da Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Tubarão se reunissem no Auditório da CEDA.


Após a acolhida e o momento de oração, Pe. Lino encaminhou a apresentação do texto do Plano Diocesano após o incremento das muitas emendas que foram apresentadas na noite anterior. Houve alguma discussão sobre certas dúvidas, mas percebeu-se sempre um clima muito amistoso e de cooperação. Todas as alterações foram revistas e aprovadas em seguida.


Por fim, o texto do documento foi acolhido na sua íntegra pela Assembleia e aprovado. Sua vigência será pelos próximos dez anos, devendo sofrer uma revisão para atualização dentro de cinco anos.


Em seguida, na capela da CEDA, aconteceu a Santa Missa da unidade diocesana, presidida por D. Wilson. Os seminaristas de nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima animaram com os cânticos. D. Wilson estará aniversariando amanhã. Por isso, no almoço, ele recebeu uma singela, mas carinhosa homenagem dos participantes e ficou muito agradecido.


No encerramento da última sessão, o Sr. Bispo usou da palavra para comentar suas impressões da Assembléia. “Irmãos, este Documento que acabamos de aprovar é a cara da nossa Diocese. Nele há lacunas, buracos... mas é assim mesmo que somos! Mas há também muitos sonhos, muito empenho de nossa gente que busca o Reino de Deus! Também é assim a nossa Diocese!


Muita gente trabalhou para que chegássemos até aqui. Foi um grande esforço. Nestas páginas está o rosto de muita gente. Era o que queríamos e foi o que aconteceu. Houve um grande debruçar-se sobre este trabalho. Como Bispo, isto me deixa muito contente.


Evidencio os nomes de duas pessoas que foram muito eficientes neste processo: Pe. Nilo Buss e Pe. Lino Brunel. Seus nomes possuem as mesmas letras, mas em ordem inversa (brincou). Eles se desdobraram diuturnamente para que pudéssemos ter os textos deste Plano. Em suas pessoas, eu cumprimento a todos os diocesanos e diocesanas.


Voltaremos para nossas paróquias com sentimento de esperança. O bailinho que houve aqui há pouco é um sinal desta nossa alegria. Fizemos um grande trabalho e definimos um Plano que será muito importante para nossa Diocese nos próximos anos. Agora, convoco a todos a serem portadores deste Documento.”


A Assembleia encerrou-se às 16:30h.

Postar um comentário

0 Comentários