SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI NO DISTRITO DE MIRIM



23 de junho de 2011. 15h. Mirim é uma daquelas comunidades que não abrem mão da sua tradição, herança recebida de seus colonizadores e que, contudo, esforçam-se para acolher as novidades que surgem.


Por exemplo, assim como Mirim valoriza a música sacra polifônica (e tem um coral belíssimo!), é capaz de contratar um show do grupo Cantores de Deus, fundado numa ótica de religião libertadora e moderna (e que é igualmente maravilhoso!).


Foi o que aconteceu em 2005, quando, na ocasião, também eu e o Movimento de Irmãos da Catedral fizemos um show na praça, abrindo a festa para os Cantores de Deus.


É que a comunidade entendeu que a sua própria identidade está intimamente ligada aos valores e rituais religiosos católicos, mas que não pode descuidar-se de ser acolhedora, sobretudo dos mais jovens.


O lindo templo é dedicado à Santa Ana e já foi matriz. Vários padres moraram ali na comunidade. Hoje, seus descendentes se esforçam para manter acesa a chama das tradições e da fé católica.


Por isso, mais uma vez, fui convidado para presidir a solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo na comunidade. E tenho aceitado o convite com muita alegria, porque sei que se trata de gente muito devota e organizada.


Ao chegar no Distrito, no município de Imbituba, encontrei a praça enfeitada com os lindos tapetes que foram construídos sobre as calçadas. Sim, eles não têm o costume de enfeitar as ruas, propriamente ditas. Após a saudação inicial e o ato penitencial, motivei a comunidade para o gesto de louvor ao Senhor: a procissão. Vestido de casula e véu umeral, transportei o ostensório com o Cristo Sacramentado pelo traçado dos lindos tapetes.


Uma equipe de artistas da comunidade planejou os enfeites: uma cachoeira que brotasse de dentro do templo e se espalhasse pela praça, com direito a uma ilhota no caminho. O tema foi inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano.


Seis pessoas adultas empunharam o pálio, sob o qual eu carregava o Senhor. Houve uma parada no trajeto para que pudéssemos adorar Jesus e pedir mais bênção para as famílias e para a Lagoa do Mirim.


Na igreja dei a bênção com o Santíssimo e prosseguimos a Santa Missa. No sermão falei sobre o sentido do sacrifício de Jesus e a nossa resposta às exigências da fé nos dias de hoje. Cantei, ao final, “Sorrir pra vida”, de meu último CD.


Após a Comunhão, um grupo de lindas crianças da catequese fez a encenação da Coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus, no ensejo do mês a Ele consagrado. A animação ficou por conta do seu Branco e um colega seu.


Terminada a Missa, fiquei conversando com as pessoas e, com os Ministros da Eucaristia, fui fazer um lanche na casa da Ministra Zenaide. E foi muito agradável!

Postar um comentário

0 Comentários