LAGUNA – FESTA DE SANTO ANTÔNIO CELEBRA AS VOCAÇÕES




04 de junho de 2011. 19:30h. Laguna estava linda, como sempre!


A igreja matriz enfeitada e iluminada, festejando seu padroeiro. Barracas foram montadas para servir e acolher os devotos do santo. Santo Antônio, aqui, é venerado sob o título de Santo Antônio dos Anjos da Laguna.


Sua peculiar imagem é venerada sobre um andor móvel, que fica o tempo todo guarnecido por membros da Irmandade do Santo.


Os lagunenses têm mil e uma histórias para contar sobre o seu padroeiro. Eu ajudei a contar mais uma, nesta noite, quando lá estive para a terceira novena da Festa deste ano.


O Pe. Pedro Damázio, pároco, recepcionou-me ao chegar, juntamente com o seminarista Marcelo Buss, que realiza seu trabalho pastoral naquela paróquia. Cumprimentei festeiros, paraninfos (a comunidade de Barbacena, de Laguna), lideranças da igreja e o povo em geral.


A igreja estava tomada por fiéis. Emissoras de rádios locais e imprensa estavam presentes. Pela internet, os devotos puderam acompanhar a transmissão da trezena ao vivo (www.festadesantoantonio2011.com.br).


Após muitas orações em latim, eu fiz o sermão, citando João 16,20-23: “ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”. Refleti sobre a Vocação de Santo Antônio e a nossa resposta vocacional. cantei “Está escrito no Céu” e “Amar, nossa primeira vocação”.


Recebi uma bonita lembrancinha com a efígie do santo. Após a minha falação, houve um momento de Adoração Eucarística.


A Irmandade de Santo Antônio acompanhou a procissão eucarística, vestida de opas vermelhas e portando seus castiçais iluminados.


Os casais de festeiros estavam nos primeiros bancos, junto ao presbitério. Os homens vestiam ternos pretos e as suas senhoras belos vestidos na cor grafite.


Após a celebração, acompanhei o sacerdote e o seminarista ao Salão de Festas, onde jantamos e conversamos animadamente.


Ainda tive o prazer de conversar com a D. Dulcinha (www.duinha-dulce.blogspot.com), autora de oito livros de poesia, que estava participando da Exposição de Autores Lagunenses.


Assisti um pouco da apresentação de uma banda local, que se apresentava no palco montado ao lado da igreja e visitei a Exposição de Bansais (as minúsculas árvores japonesas).

Postar um comentário

0 Comentários