CATEDRAL DE JOINVILLE – NO CORAÇÃO DA IGREJA DIOCESANA

19 de junho de 2011. 14:30h. Eu ainda não conhecia a Catedral Santo Inácio de Loyola, de Joinville. Quando chegamos a igreja estava fechada. Descansamos um pouco ali nas escadarias. Conversamos, rimos e fizemos fotos.

Quando estávamos embarcados para irmo-nos embora, alguém abriu as portas do templo e pudemos fazer a visita.

O prédio é arrojado e inspirado na missão do santo: em formato de conchas, como aquelas usadas para batizar. Enorme, climatizada, com poltronas de madeiras e redonda.

Gostei da Capela do Santíssimo; mas eu soube que ela será toda reformada para que fique ainda mais bela.

Descemos à cripta, onde se encontram sepultados vários padres, alguns leigos e o querido e saudoso D. Gregório. Natural de São Ludgero, aqui no sul do Estado, ele foi pároco de Laguna.

Ali notabilizou-se pela sua alegria, empenho pastoral e por mandar construir a bela imagem de Nossa Senhora da Glória no ponto mais alto da cidade, com um “bel-vedere” de tirar o fôlego!

Eu o admirava muito, quando Bispo. Ele participava das reuniões e cursos do CIER (Conselho de Igrejas para o Ensino Religioso), quando eu era professor. E foi ele quem me apresentou ao Papa João Paulo II, quando ele esteve em Florianópolis (1991). Esta visita ao seu túmulo me fez ter boas recordações.

Além da visita turística, também pudemos fazer um encontro com Jesus pela oração. Valeu a pena: uma bela visita!

Postar um comentário

0 Comentários