1º ESTÁGIO VOCACIONAL DO ANO EM TUBARÃO

ACOLHIDA





Trinta jovens provenientes de dez paróquias de nossa Diocese de Tubarão participaram do 1º Estágio Vocacional deste ano. Pe. Pedro De Biasi e eu, juntamente com nossos onze seminaristas, acolhemos os ilustres visitantes.


Com muita alegria, à cada chegada, os seminaristas dirigiam-se aos automóveis para desejar as boas-vindas aos estagiários que chagavam, encaminhá-los para a recepção (onde se inscreviam) e para os devidos alojamentos.


Tudo havia sido preparado com muito carinho: as salas de estudo, a capela, o refeitório, as salas de jogos e de televisão, os quartos... bem como os jardins, o campo de futebol, o ginásio de esportes, os estacionamentos... e até a horta! O nosso Seminário é privilegiado em recursos espaciais para este tipo de evento.

MANHÃ DE REFLEXÕES

Após o momento de animação e de apresentação, os seminaristas conduziram uma espiritualização, recordando a Anunciação de Nossa Senhora.


Aliás, o tema escolhido para este Estágio foi: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua vontade” (Lc 1). O padre reitor, Pe. Pedro De Biasi, fez uma acolhida oficial ao grupo de jovens.


O seminarista Eduardo Rocha refletiu com eles o tema “Jesus, o sentido de nossa vida e a nossa missão na Igreja”.


Antes do almoço, às 11:40h, houve uma espiritualização na capela com o tema da Visitação de Maria a Isabel.

TRABALHO, ESPORTES E MISSA

À tarde os estagiários puderam experimentar um pouquinho do trabalho diário dos seminaristas, fazendo pequenos trabalhos no setor externo da Casa.



Mas também puderam praticar esportes. As modalidades mais concorridas foram futebol de campo e tênis de mesa.


O trabalho nem sempre agrada a todos, mesmo que não seja solicitado nada exigente. Já os esportes... eles adoram! Não querem que acabem nunca!

D. Wilson Tadeu, nosso Bispo, deu-nos a honra de sua visita e presidiu a Santa Missa das 18h. Para vários jovens esta era a primeira vez que se encontravam com o prelado. E foi uma presença muito alegre e paterna.


Já no início da celebração ele justificou sua presença dizendo que “a Pastoral Vocacional é uma tarefa primordial do Bispo, está no coração do Bispo!”. Em sua homilia, ele destacou o compromisso em testemunhar Jesus Cristo. Eis alguns de seus pensamentos.

O Seminário é um lugar muito especial, onde se aprende a partilhar. Sei que todos vocês estão ou já estiveram na Catequese. Já sabem que é preciso perseverar no seguimento de Jesus e na caridade.


Sim, a caridade pode transformar o mundo! Esta é, fundamentalmente, a missão do padre. E alguns aqui desejam ser padres. Imitando Jesus – que passou a sua vida inteira fazendo o bom – façam sempre o bem, e sejam criativos nisto.


Não guardem rancor em seus corações juvenis. Por isso, eduquem o coração para amar muito. Coloquem o amor acima de tudo. Amar é o dom mais bonito que podemos receber. E Jesus precisa e deseja santificar o nosso ser, a nossa vida, como hoje ouvimos no Evangelho.


Jesus ressuscitado tem um encontro com o apóstolo Tomé. É que na hora em que Jesus apareceu no meio deles pela primeira vez, Tomé não estava com o grupo.


Mas, desta vez, Tome vê o Senhor, prostra-se e faz uma belíssima profissão de fé, que durará por toda a sua vida: “Meu Senhor e meu Deus”.


Podemos aprender também com São Pedro. Na hora decisiva da cruz, ele negou conhecer Jesus. Bastou-lhe um olhar do mestre, enquanto seguia para o Calvário, para que o coração de Pedro se tocasse de remorso e reconhecesse o seu pecado.


Pedro chora arrependido. Ele aceita Jesus como Ele é, o Messias, e muda de atitude de vida. A ressurreição de Jesus mudou o mundo!


Outro personagem que pode servir de exemplo para nós é São Paulo. Ele tinha raiva de Jesus antes de O conhecer profundamente. Mas, quando perseguia os cristãos na direção de Damasco, ficou cego e escutou a voz de Jesus. Tudo, então mudou em sua vida. Tornou-se missionário de Jesus e, por Ele, sofreu muito até morrer.


É isto o que importa: acolher Jesus! Quem é Jesus para você? É preciso anunciá-Lo ao mundo todo, para que as pessoas façam um encontro com Ele.


Este desafio tomou conta do coração do Papa João Paulo II, que será beatificado amanhã. Mesmo com muitas dificuldades, ele empenhou-se imensamente para entusiasmar os jovens para Jesus Cristo. Ele permaneceu fiel ao seu propósito do dia de sua eleição: “Não tenham medo de abrir seus corações para Cristo!”.

À noite, após o jantar, fez-se a exibição do filme “Não tenham medo – a vida de João Paulo II”, de Jeff Bleckner (2007). A história do querido Papa mexeu com todos os presentes e criou um clima propício para a última atividade do dia: a Adoração ao Santíssimo Sacramento, imitando Maria que “subiu para rezar com os apóstolos”.

Postar um comentário

0 Comentários