ABRIGO DE IDOSOS – LEMBRANÇAS DE ALZENA

Quando eu era seminarista menor, lá na adolescência, era sempre motivo de grande alegria visitar os velhinhos no Abrigo que funcionava perto do Seminário de Tubarão. As Irmãs que administravam a instituição eram muito amáveis e santas. Recordo-me com carinho de Ir. Dirce, Ir. Rosa Maria e Ir. Fátima. Elas nos edificavam com o seu testemunho. E o encontro com os idosos era sempre cercado de carinho, de atenção e de solidária compaixão. Eram como nossos avós e nos sentíamos bem junto deles. Uma idosa, em especial, me marcou bastante. Tento puxar pela memória para recordar seu nome, mas já não consigo êxito. Talvez se chamasse Alzena ou Dorsolina. Sei lá! Andava sempre muito bem enfeitada com suas pulseiras e colares e brincos e roupas coloridas!... Terna e carinhosa, acolhia-me com um sorriso e esperava a minha visita. Rezava por mim e dizia que eu seria um bom padre. Segredou-me, certa vez, que havia trabalhado como prostituta durante toda a vida, mas que em nenhum homem encontrou o tal amor que pudesse preencher a sua vida. Mas que ali, junto daquela pequena comunidade, sentia-se muito amada... de verdade. E ali ela terminou seus dias. Na juventude, quando não era mais seminarista, ainda voltei algumas vezes ao Abrigo para visitar a Alzena e vela sorrir quando lhe presenteava com cigarros. Hoje, dia 30 de março de 2011, tive a alegria de retornar ao Abrigo de Idosos de Tubarão, para presidir a Santa Missa. A administração da casa é de responsabilidade do Clube das Ladies da cidade, tendo à frente a incansável filantropa D. Shirley. A celebração começou às 15h. Encontrei tudo preparado pela Equipe de Liturgia. O casal de voluntários Brás e Solange, da Guarda-ME animaram com os cânticos. Quase duas dezenas de idosos participaram da oração. Alguns receberam comunhão em seus leitos. Rezaram e cantaram com muita devoção. Traziam uma certa alegria interior e fizeram questão de participar da Missa. Vários voluntários e amigos do Abrigo estavam presentes, enchendo de Deus aquele lugar. Pois, “onde reina o amor Deus aí está”! Agora, ainda lembro da Alzena! Que lá do Céu ela interceda por mim e por todos os que vivem a caridade para com os nossos idosos.

Postar um comentário

0 Comentários