ITOUPABA – ARARANGUÁ ACOLHE CD’s DO PE. AURICÉLIO

Neste dia 9 de janeiro, domingo, a comunidade de Itoupaba, no interior de Araranguá, no Sul do Estado de Santa Catarina, festejou a memória de seu padroeiro: São Gonçalo de Amarante.

Desta feita, os festeiros, provenientes de paróquias de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina convidaram o Pe. Auricélio Costa, de Tubarão, para presidir as funções litúrgicas.


E, para animar a Santa Missa, convidaram o Ministério de Música Vozes do Espírito, de Jaguaruna. Deus brindou os devotos com um dia esplendoroso de verão.

Mais de mil pessoas se fizeram presentes na pequena comunidade. Ao final da concorrida celebração, o Pe. Auricélio apresentou os seus CD’s e cantou algumas de suas canções, acompanhado do Ministério.

Com o apoio da Léia Piucco e dos seminaristas Renato e Thiago Francisco, foi montado um stand para divulgar e comercializar os discos. Muitas pessoas adquiriram algum CD do Pe. Auricélio para conhecerem e apoiarem o trabalho do “padre cantor”.

À tarde, a comunidade continuou a festejar seu padroeiro através da confraternização entre as pessoas e do tradicional rito da “Dança de São Gonçalo”.

Por volta das 15:30h, o povo se reuniu no interior da capela. Pe. Auricélio dirigiu as orações. O povo levou, em procissão, o andor com a imagem do santo até o Salão de Festas.

Lá, sob orientação do Pe. Wilson Lopes Gomes/Rogacionista, filho da terra, aconteceu a cerimônia da Dança. Seis intermináveis filas de fiéis dançaram organizadamente diante da imagem, em atitude de oração. Três filas dançavam para frente e as três outras para trás. “Não se pode dar as costas ao Santo”, alertou um senhor.

Esta tradição tem origem na história de que o Santo gostava muito de festas e, como bom português, celebrava com danças a regularização das uniões matrimoniais. Por isso, o Santo (que, na verdade, é Beato, pois não foi canonizado) é invocado para ajudar a resolver problemas conjugais.

Bem, após a dança, a procissão reconduziu o andor à capela onde o Pe. Auricélio dirigiu o último momento de oração da festa.

Parabéns à comunidade de Itoupaba e aos festeiros que tanto se empenharam neste evento.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. MARLI SARI HILZENDEGER TEM UM VIDEO DESTA FESTA DE 1992 OU 1993. COM SUA AUTORIZAÇÃO, POSTEI ESTE VIDEO NO FACEBOOK (GRUPO ITOUPABA).

    ResponderExcluir